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Mão de Ferro: O que acontece se ficar 11 a 11 no truco?

Mão de Ferro: O que acontece se ficar 11 a 11 no truco?

O truco é um jogo de cartas difundido pelo Brasil inteiro. Praticado nos encontros de amigos, festas de famílias e em escolas e faculdades, esse jogo geralmente vai até 12 pontos. Mas o que acontece se ficar 11 a 11 no truco?

Essa situação é a mais tensa possível em uma partida de truco. Faltando apenas um ponto para conquistar a vitória, as duplas não podem errar. Porém, com tantas variações de truco praticadas pelo Brasil, há também diferentes maneiras de se jogar quando o placar fica 11×11.

No artigo de hoje, o Shark vai te dar uma definição para um empate em 11 a 11 no truco e apresentar as maneiras mais comuns de se definir uma partida que chega nesta situação.

Diferença entre Mão de Onze e Mão de Ferro

Para começar, precisamos esclarecer uma diferença que pode confundir os jogadores de truco pelo Brasil. A tão falada Mão de Onze não é o que acontece quando uma partida fica 11×11.

Mão de Onze refere-se, na verdade, aos casos em que apenas uma das duplas chega aos 11 pontos. Neste caso, os jogadores da dupla que lidera a pontuação pode ver as cartas do parceiro antes de iniciar a mão e, caso aceitem jogar, a rodada já começará valendo 3 pontos.

Aqui, é importante ressaltar que a decisão de jogar ou não a mão prevalecerá sobre um só parceiro. Ou seja, a primeira iniciativa tomada deve ser considerada.

Por outro lado, quando há um empate em 11×11, a nomenclatura comum para essa situação é Mão de Ferro. Neste caso, o próximo ponto vai definir a partida.

E quando isso acontece, há diversas maneiras de disputar a mão derradeira.

Enquanto, em alguns lugares, a Mão de Ferro é jogada totalmente às escuras, em outros os jogadores conhecem suas cartas, porém com algumas peculiaridades que veremos a seguir.

11×11 no escuro: Mão de Ferro com cartas cobertas

A maneira mais conhecida de se jogar uma mão quando uma partida de truco fica empatada em 11×11 é a mão de ferro “no escuro“. Ou seja, os jogadores não verão suas cartas em nenhum momento até que escolham utilizá-la, e o resultado da partida será definido na sorte.

Neste caso, as cartas são distribuídas normalmente e nenhum dos quatro jogadores pode olhar suas folhas em nenhum momento. O procedimento correto é colocá-las viradas para baixo, à sua frente, na mesa.

A manilha da mão também fica virada para baixo, e só será revelada ao final da primeira rodada, adicionando ainda mais emoção ao jogo.

Por exemplo: imagine que a dupla A utilizou um 3 e um 7 na primeira rodada. Por outro lado, a dupla B mostrou um 5 e um 10.

Em teoria, a dupla A venceria a vaza com um 3.

Porém, imagine que, ao final desta rodada, a manilha foi revelada. A carta é um 4, o que faz com que a manilha da vez seja um 5.

Neste caso, a dupla B vence a primeira vaza.

Com a manilha revelada, são jogadas as outras duas rodadas. A dupla que conquistar duas rodadas ganha o 12º ponto e vence o jogo.

11×11 padrão: Mão de Ferro com cartas abertas

A segunda maneira de jogar a mão decisiva quando uma partida de truco fica 11×11 é o jeito tradicional, com cada jogador podendo ver suas cartas. Ainda assim, em algumas regiões essa mão é jogada com diferenças em relação ao jogo comum.

Uma das variações diz respeito ao momento em que cada jogador pode ver suas folhas. Durante o jogo comum, você pode ver suas cartas imediatamente ao recebê-las e, assim, já pode enviar sinais para o parceiro.

Em alguns lugares, porém, na mão de ferro, o jogador só pode olhar suas cartas quando for a sua vez de jogar na primeira rodada. Ou seja, fica mais difícil passar sinais e combinar estratégias com o parceiro.

Outra variação utilizada é a possibilidade de empate em uma mão. Durante um jogo comum, se cada dupla vencer uma rodada e houver um empate na terceira, ganha o ponto quem garantiu sua rodada primeiro. Daí vem a famosa frase “A primeira vale um caminhão”.

Em alguns locais, quando o jogo está empatado em 11×11, essa regra deixa de existir. A vantagem de “fazer a primeira” é desconsiderada e, se cada dupla vencer uma rodada, haverá uma nova mão completa.

Outras informações sobre a mão de ferro

Como citamos, existem muitas formas de se jogar uma mão de ferro quando uma partida fica empatada em 11×11. Porém, algumas regras são comuns a todas as variações de truco.

Obviamente, não se pode pedir truco quando o jogo está 11×11. Essa ação não é somente desnecessária, como também deve ser punida com um ponto para o adversário.

Ou seja, se a partida estiver empatada em 11×11, quem pedir truco automaticamente perde o jogo.

Outra regra que permanece é a tradicional “só cai com três”. Se o jogador responsável por distribuir as cartas deixar algum participante com qualquer quantidade de folhas diferente de três, perderá o baralho e, dependendo da regra utilizada, o ponto e a partida.

Em alguns lugares, uma partida de truco é jogada até 24 pontos. Nesse caso, as regras do empate em 11×11 se transferem para os empates em 23×23.

Conclusão: defina as regras da mão de ferro antes do jogo

Como você viu, Mão de Onze e Mão de Ferro são coisas diferentes. Enquanto a mão de onze se refere à situação onde uma das duplas tem 11 pontos, a mão de ferro é o que acontece quando uma partida de truco tem um empate em 11 a 11.

As variações e regras da mão de ferro precisam ser definidas antes do início da partida, mesmo que você esteja apenas brincando.

Isso vai evitar discussões desnecessárias e não vai permitir que o jogo fique paralisado justamente no momento mais importante, quando estiver prestes a ser definido.

Escolha uma das opções de definição para o empate em 11 a 11 e boa diversão!

Sobre o Autor

Lucas Coppi
Lucas Coppi

Copywriter e curioso por natureza, Lucas cultiva duas grandes paixões na vida: esportes e viagens. Muito interessado pelos esportes da mente, encontrou no poker uma maneira de manter o espírito competitivo vivo enquanto estuda probabilidades nos feltros live e online.

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