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Como Jogar Truco? Regras e Principais Dúvidas

Como Jogar Truco? Regras e Principais Dúvidas

Praticamente onipresente nas universidades brasileiras, o Truco está entre os jogos de baralho mais populares do país também na internet. As possibilidades de blefe e toda a dinâmica de passar sinais para o parceiro sem ser notado pelo adversário dá a esse jogo uma emoção especial. Hoje você vai aprender como jogar truco e esclarecer as principais dúvidas sobre o jogo.

Mas você conhece todas as regras? Sabe o que significa o “vira” e as “manilhas”? Conhece a diferença entre o truco mineiro e o truco paulista? Neste artigo, vamos te ensinar como jogar truco, respondendo todas essas perguntas.

E se você gosta de jogos de baralho, não deixe de conferir nossos artigos ensinando a jogar os tipos mais comuns de poker:

Pronto para aprender a jogar truco? Pegue suas cartas e vamos nessa!

Regras do Truco: Como Jogar Truco

O baralho de truco

Em geral, o truco é jogado com o baralho espanhol, que tem desenhos diferentes de um baralho comum. Ao todo, são 40 cartas utilizadas no jogo, divididas em dez de cada naipe (paus, copas, espadas e ouros):

  • 3, 2 e Ás: as cartas mais fortes do jogo;
  • Rei, Valete e Dama: no baralho espanhol, podem aparecer os números 12, 11 e 10;
  • 4, 5, 6 e 7: as cartas mais fracas do jogo.

Repare que as cartas 8, 9 e os coringas não são utilizados no Truco.

A Vira e as Manilhas

Além da força das cartas “comuns”, cada mão de truco tem 4 cartas chamadas de “manilhas”, que são as mais fortes do jogo. É muito importante entender esse ponto para aprender como jogar truco.

No truco mineiro, as manilhas são fixas:

  • 4 de paus, o gato, a carta mais forte do jogo;
  • 7 de copas, a segunda mais forte;
  • Ás de espadas, a terceira mais forte;
  • 7 de ouros, chamada de pica-fumo, a quarta mais forte.

Já no truco paulista, as manilhas mudam a cada mão. Elas são definidas por uma carta, chamada “vira”, que é escolhida aleatoriamente pelo jogador que cortou o baralho. 

As manilhas sempre serão as quatro cartas correspondentes ao número seguinte à vira. Por exemplo: se a vira é um 5, as manilhas serão todos os 6. Se a vira é um Rei, as manilhas serão todos os ases.

A força das manilhas de acordo com o naipe será sempre essa, da mais forte para a mais fraca: paus, copas, espadas e ouro.

A Pontuação no Truco

Partidas de truco são disputadas em quatro pessoas: duas duplas, uma contra a outra. O objetivo do jogo é chegar aos 12 pontos. 

A pontuação de cada mão varia. Via de regra, porém, mãos em que alguma das duplas pede “truco” acabam valendo mais pontos.

Uma mão pode valer de 1 ponto até 12 pontos, decidindo a partida inteira em uma só mão.

No truco paulista, mãos sem Truco valem um ponto. Se alguma dupla pede truco e a outra dupla aceita, a mão passa a valer 3 pontos.

Depois disso, ainda é possível pedir 6, 9 e 12. Se a outra dupla não aceita a aposta, a dupla que pediu o aumento recebe a pontuação anterior. 

Ou seja, se uma equipe pediu 6 e a outra não aceitou, a dupla que pediu 6 ganha 3 pontos. No entanto, só pode pedir 6 a dupla que não pediu truco, e assim por diante.

Já no truco mineiro, uma mão sem Truco vale dois pontos. Uma mão trucada passa a valer 4 pontos. Ainda é possível pedir 6, 10 e 12.

Como Funciona Uma Mão de Truco

A cada mão, um jogador embaralha as cartas. O jogador à sua esquerda corta o baralho e retira a “vira” (no truco paulsita”.

O jogador que embaralhou distribui as cartas. Cada jogador recebe três folhas.

A rodada então é jogada em uma “melhor de 3”. Cada jogador coloca uma carta na mesa, em ordem anti-horária, começando pelo jogador à direita de quem distribuiu as cartas. 

A carta mais forte entre as quatro vence. A dupla que vencer dois dos três embates conquista a rodada e garante a pontuação.

No Truco, é comum dizer que “a primeira vale um caminhão”. Isso porque, em caso de empate na força das cartas jogadas, essa é a ordem utilizada para definir quem venceu a rodada:

  • Se a primeira rodada empatar, quem vencer a segunda conquista a mão;
  • Se a segunda rodada empatar, quem venceu a primeira conquista a mão;
  • Se as duas primeiras empatarem, conquista a mão quem vencer a última;
  • Se cada dupla vencer uma rodada e a terceira empatar, conquista a mão quem venceu a primeira.

Repare que a primeira rodada é o fator de desempate, em todos os casos.

Truco Paulista x Truco mineiro

Como vimos acima, existem duas diferenças principais entre o truco paulista e o truco mineiro.

Primeiro, nas manilhas: enquanto no truco paulista as manilhas variam de acordo com a vira, no truco mineiro elas são fixas: 4 da paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.

Depois, na pontuação. No truco paulista, uma mão começa valendo 1 ponto e pode passar a 3, 6, 9 e 12 pontos.

No truco mineiro, a mão começa valendo 2 pontos e pode passar a valer 4, 6, 10 e 12 pontos.

Outras Regras Importantes do Truco

Mão de 11

Quando uma das duas duplas chega aos 11 pontos, os jogadores podem olhar um as cartas do outro antes da mão começar.

Se optar por jogar a mão, a dupla automaticamente aceita que aquela mão comece valendo 3 pontos. Se optar por desistir da mão antes mesmo da primeira rodada, a outra dupla ganha um ponto.

Mão de Ferro (Escura)

Se as duas duplas chegarem aos 11 pontos, deixando o placar em 11×11, a mão que decidirá o jogo será jogada “no escuro”.

Todos os jogadores precisam manter as cartas viradas para a mesa e, a cada rodada, escolhem qual carta querem jogar de forma totalmente aleatória.

Esconder

Na segunda e na terceira rodada de cada mão, um jogador pode optar por esconder sua carta. Essa jogada serve para impedir que o adversário veja qual carta você está descartando e, assim, manter a estratégia da dupla em segredo.

Por exemplo: o jogador da dupla que vai jogar primeiro esconde um 3, que é uma carta forte, para confundir os adversários, sabendo que sua dupla, que jogará na sequência, tem uma manilha na mão.

Não é permitido esconder cartas na primeira rodada de cada mão.

Conclusão

No texto de hoje você aprender como jogar truco. Se quiser conhecer mais algum jogo de cartas ainda não tratado pelo blog, deixe um comentário abaixo!

Imagem de kevberon por Pixabay

Sobre o Autor

Lucas Coppi
Lucas Coppi

Copywriter e curioso por natureza, Lucas cultiva duas grandes paixões na vida: esportes e viagens. Muito interessado pelos esportes da mente, encontrou no poker uma maneira de manter o espírito competitivo vivo enquanto estuda probabilidades nos feltros live e online.

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